Powered By Blogger

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Meu artigo cientifico da pós..

Eu fiz uma especialização em educação infantil e tive que montar um artigo cientifico, eu escrevi sobre "A construção do desenho infantil", vou ver se consigo colocar aqui aos poucos o artigo, pois tentei publicar ele e não consegui.

Segue o resumo do artigo.

A CONSTRUÇÃO DO DESENHO INFANTIL: Analisando a expressividade da criança.

NATALIA RUIZ LIMA CUSTÓDIO

"Antes eu desenhava como Rafael,
mas precisei de toda uma existência
para aprender a desenhar como as crianças".
(Picasso)

RESUMO: Neste artigo busca-se refletir sobre a importância de compreender e observar como se dá o processo de evolução do desenho entre crianças na faixa etária de 2 a 5 anos. Buscando entender um pouco mais sobre as fases que a criança passa quando começa a desenhar até a escrita. É de suma importância que os professores de educação infantil saibam reconhecer a fase do desenho que seu aluno se encontra para que assim possam identificar caso haja algo que não esta na normalidade.Considera-se que a criança quando desenha interage com pessoas ao seu redor tentando expressar com o seu pequeno e as vezes esquecido desenho. A criança pequena quase sempre encontra uma maneira de deixar sua marca quer dizer seu desenho para que assim seja compreendida e possa se expressar sempre. Por que então não ser feito por meio de um desenho? É o que queremos mostrar nesse artigo que devemos tentar compreender as fases e como elas podem expressar com suas obras de arte.

PALARAVAS-CHAVES: Educação infantil, Desenho infantil, Professor, Etapas do desenho.

Em breve colocarei a outra parte do artigo.

Trabalhando com Regras..

Na minha turminha do Maternal II iniciamos o ano trabalhando as regras da nossa sala, o que poderiamos e o que não poderiamos fazer dentro da sala ou na escola. Eles gostaram muito de aprender sobre as regras. Nosso combinado foi assim:

Pode

Brincar
Cantar
Obedecer

Não pode

Brigar
Chorar
Fazer bagunça

O mais engraçado foi que quando um amiguinho fazia alguma coisa que não era
certa eles mesmo diziam que não poderia fazer aquilo.

Segue algumas plaquinhas que podem ser usadas em sala de aula e que fica ainda melhor a internalização das regras para as crianças.